A um mês do fim do prazo, pouco mais da metade dos contribuintes santa-marienses entregou a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2022. Até o meio-dia desta segunda-feira, a Receita Federal havia recebido 39.909 documentos, o que representa 56% do total previsto, de 71,3 mil declarações.
O prazo para declarar a renda para Receita foi prorrogado para 31 de maio. No país, foram entregues até o final da manhã desta segunda 16,1 milhões de declarações. A expectativa é de que mais 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo. No Rio Grande do Sul, 1,1 milhão de contribuintes já acertaram as contas com o Fisco.
Dispositivo desenvolvido na UFSM contribui para rentabilidade no campo
RETIFICAÇÃO
Quem já enviou a declaração mas percebeu algum erro, pode enviar outra com as todas as informações corretas, a chamada declaração retificadora. Conforme a Receita Federal, para isso é necessário informar o número do recibo da declaração que será retificada.
É possível retificar informações da declaração já enviada até o último dia do prazo de entrega, bem como também é possível trocar o regime de tributação, de desconto simplificado para deduções legais ou vice-versa.
PRAZO
Após o último dia do prazo você tem 5 anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada. A fiscalização começa a contar no momento que você recebe uma intimação da Receita Federal.
Vencimentos do IPVA por final de placa começam nesta segunda
O PROGRAMA
Para preencher a declaração, é necessário baixar o Programa do Imposto de Renda de 2022, disponível no site da Receita Federal. Clique aqui para baixar o programa para seu computador.
A declaração do imposto de renda também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.